quarta-feira, agosto 24

Complexo Habitacional Estudantil dentro da UFES, Vitória-ES


A escolha dos terrenos a serem utilizados para desenvolver o estudo preliminar de um complexo habitacional destinado a estudantes que possuem baixa renda e que são advindos de outras localidades do município se baseou na busca por um terreno desocupado dentro do campus da UFES que permitisse uma liberdade para criar o partido arquitetônico e que não pertencesse a zona de preservação ambiental descrita pelo Plano Diretor Físico da universidade, que está baseado no Plano Diretor Municipal de Vitória.

Atualmente a UFES não dispõe de muitos espaços disponíveis para construção de infra-estruturar de médio e grande porte. Nessa busca, acharam-se dois terrenos, consideravelmente grandes e localizados em áreas desocupadas, para a elaboração de tal estudo.

Localizados entre o mangue, uma enorme faixa de proteção ambiental que contorna a parte posterior da UFES e o complexo de Educação Física, os terrenos que estão demarcado de vermelho e amarelo possuem aproximadamente 12.175 m² e 8.185 m² consecutivamente. A princípio iria ser utilizada apenas uma das áreas escolhidas, mas foi visto que ambos os terrenos poderiam ser utilizados de maneira que um integrasse o outro.

Os dois terrenos possuem uma boa localização, pois estão a uma distância considerável dos centros acadêmicos mais freqüentados do campus e ao mesmo tempo cercados por uma imensa faixa de mangue repleto de áreas verdes e habitat de muitos seres vivos. Contudo, integrar as o complexo habitacional com o manguezal foi um dos grandes desafios encontrado para a elaboração do estudo, pois com tantos limites a serem seguidos, não foi tão fácil pensar em algo que fizesse a harmonização do local.
O acesso aos terrenos se dá uma única via de acesso. Tal via, que é mão dupla e não tem um fluxo muito intenso durante o dia, seria basicamente para acessar o centro de educação física.

Recentemente, com a reforma da Ponte da Passagem, aconteceram algumas mudanças no fluxo que veículos, onde foi implantado um viaduto. O acesso a UFES e conseqüentemente a essa via interna que levará até ao complexo de moradia estudantil se dá obrigatoriamente através desse viaduto.

ESTUDO PRELIMINAR










Nenhum comentário: